Brasil do 1º ao 3º mundo (ou do 3º ao 1º mundo?!?)

Sim minha gente, aqui a ordem dos fatores altera o produto final!!! Essa foi a matéria de capa da Veja de ontem, e o trecho final da matéria termina dessa forma:

“Que os exemplos tristes dos países vizinhos sirvam de lição. O mundo conspira a favor do Brasil, mas o jogo ainda não foi ganho. Como dizem os organizadores do livro (Brasil Globalizado), a idéia de que estamos predestinados ao êxito é certamente um erro – mas nunca antes o destino sorriu tanto para o Brasil.”

Dessa forma lúcida que o jornalista Giuliano Guandalini termina a sua incrível matéria, que tenta de alguma forma apresentar fatos que acontecem, mas ainda queremos viver sem acreditar que sejam assim, principalmente se você mora no Jardins, toma café da manhã no Le Vin e depois vai passear na Oscar Freire…

Consertar um país não é simples, e não vai depender de uma minoria (os políticos) para consertar, e sim de uma maioria (todos nós) para fazer a coisa realmente acontecer!

A Coréia do Sul que foi um país que passou por uma guerra e o país foi dividido, em cerca de 40 anos se reergueu e conseguiu se transformar, meu pai quando chegou no Brasil ficou espantado pois já existia uma estrada asfaltada de Santos até São Paulo (naquela época a Coréia só tinha estradas de terra)!!!

Talvez uma lição disso podemos tirar, que até hoje eles ensinam nas escolas coreanas: “O sofrimento de estudar hoje é temporário, o sofrimento de não estudar hoje é eterno.” – reafirmando: isso é uma coisa que ensinam até hoje nas escolas de lá.

Precisamos dar educação ao nosso povo, na Coréia quando uma criança chega na idade de freqüentar a escola o governo automaticamente envia uma correspondência aos pais para que se faça a matrícula na escola. Precisamos começar a resolver, não achar que tudo é super complicado ou complexo (eles conseguiam fazer essa logística depois de um país que passou por uma guerra), não pode ser que o Brasil que quer sediar uma Copa do Mundo não tenha a capacidade de fazer isso.

Falando em Copa do Mundo, o Ricardo Teixeira foi conversar com o Lula e disse que a iniciativa privada vai financiar a Copa e vai trazer em média 70 bilhões de reais para cada cidade-sede do evento. A resposta do Lula foi a melhor: Tudo bem, essa conversa fiada eu já escutei do COB quando fizeram os Jogos Panamericanos. Veja se vai conseguir todo esse investimento de verdade, porque não vai pedir para o governo dinheiro emprestado em cima da hora como o COB fez. – huahuahuah demais a resposta, queria ver a cara de bunda do Ricardo Teixeira (o fdp que é tão patriota que vende até os jogos do Brasil).

Voltando ao assunto do Brasil e da Veja, eu montei um quadro dos principais destaques da matéria, veja abaixo:

1º MUNDO 3º MUNDO
Produtividade da terra Invasão de terras
Avião da Embraer Mosquito da dengue
Etanol de cana Trabalho escravo no campo
Transplante de órgãos Febre amarela
Saúde Universal As filas do SUS
Mercado de Capitais Mercado Negro
ITA e CTA (a falta de…) Ensino fundamental público
Estradas pedagiadas Estradas esburacadas
Futebolistas Cartolas e estádios
Motor bicombustível Poluição
Pilotos de Formula 1 Trânsito engarrafado (e falta de Metrô)
Democracia Corrupção (junta com os contratos fraudulentos do Metrô)
Arquitetura Favelas

Minha opinião sobre alguns dos itens acima:

Avião Embraer: os caras também vacilam, sabem que a China é o novo velho oeste sem regras (principalmente em questão de direitos sobre patentes e desenho industrial) e vai lá e abre uma fábrica na China, depois de alguns meses a coisa mais óbvia, os chineses lançam o seu próprio avião. E ainda temos que ver entrevistas de executivos da Embraer falando isso e aquilo sobre o assunto… a verdade é que os chineses deixaram os executivos da Embraer traçar algumas China in Box e como num passe de mágica aparece uma fábrica da Embraer na China.

Etanol de cana: um dos falsos enganos do Brasil (muito projeto e pouco resultado, digo dinheiro). Eles fazem um alarde de tudo que o Brasil “vai” (ou não, esquece que somos predestinados a felicidade) conquistar, mas como o próprio rei do etanol já disse, a Exxon Mobil tem a capaciade de comprar TODOS os projetos de etanol que existem no Brasil com apenas 37 dias do faturamento deles, ou seja, a gente “acha” que temos muita coisa, mas não temos bosta nenhuma ainda… vamos parar de achismos…

Mosquito da dengue: falaram que iriam lançar um mosquito (modificado em laboratório) que iria se reproduzir com os mosquitos comuns e depois eles iriam morrer. Primeira pergunta: cadê esse mosquito? Segundo: são nessas cagadas de não testar direito que a humanidade vai se autodestruir…

Mercado negro: não quero ser repetitivo, mas não compre coisas piratas e no farol e declare corretamente o seu imposto de renda.

Cartolas e estádios: Ricardo Teixeira, por favor seja patriota o suficiente para não fazer tantas cagadas e expor a seleção a jogar com times bizarros… e estádios vamos deixar desse negócio de que tudo é lindo e maravilhoso no Brasil, que o Morumbi é fudido ou o Maracanã é fudido… (fudido no sentido destruído sim)… Estádio são os que existem na Europa (aliás em breve vou postar como se entra no selo FIFA de qualidade de estádio… não precisa dizer que no Brasil ainda não tem e nem depois da Copa vai ter… pois são requisitos exigentes que nem todos podem cumprir e só poucos estádios (acho que meia dúzia só) na Europa possuem esse selo). E também para de se apegar aos estádios, nos EUA até o NY Yankees vão destruir o estádio para construir um novinho em folha…

Vamos esperar que os nosso políticos se “toquem e troquem” a fita e mudem de assunto quando forem viajar para fora, começar falar de outras coisas além de: café, carnaval e Pelé…

E nós, pelo menos vamos votar em políticos que estejam dispostos a pelo menos consertar os assuntos da tabela lá em cima, pois tem muito mais na matéria da Veja…

Concluindo, parabéns ao jornalista que vestiu de corpo e alma a missão da revista Veja:

“Ser a maior e mais respeitada revista do Brasil.
Ser a principal publicação brasileira em todos os sentidos. Não apenas em circulação, faturamento publicitário, assinantes, qualidade, competência jornalística, mas também em sua insistência na necessidade de consertar, reformular, repensar e reformar o Brasil. Essa é a missão da revista. Ela existe para que os leitores entendam melhor o mundo em que vivemos.”
Roberto Civita

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

13 Respostas to “Brasil do 1º ao 3º mundo (ou do 3º ao 1º mundo?!?)”

  1. guto Says:

    nossa me desculpe não tenho a menor idéia de quem é vocÊ!!
    eu gostaria muito de deixar um bom comentário para você mais agora fico envergonhado… quem escreveu o outro foi o idiota do meu amigo!
    me desculpe sinceramente!!
    gostei muito da reportagem achei muito intrigante!!
    ;]

  2. Camilla Says:

    será q o Brasil hega la?

  3. Nany Says:

    bom..gostei muito da reportagem ..foi até tema de redaçao nessa unidade na escola muito interessante a forma que ele poe o brasil, ele mostra o seu dois lados…em fim agradeço muito por espor suas ideias mim ajudou muito a concluir minha redação…
    valeu..xeru 🙂

  4. Karina Says:

    Boa matéria da Veja e otimo comentário…

  5. Priscila Says:

    Estou precisando realizar um trabalho de PDLP(Parte diversificada de Língua Portuguesa)para amanhã,nosso professor,pediu pra fazermos 5 argumentos sobre os temas dados dos países de 1º Mundo e de 3º Mundo,e os temas são esses q saíu na revista da VEJA ,que foi feita uma lista!

    Preciso de ajuda! “/

  6. walk.man Says:

    Cara Priscila, até gostaria de te ajudar, mas estou com muuuito trabalho ultimamente e acredito que não vou poder “fazer” o seu trabalho escolar, que tal você procurar no site da Veja ou na Wikipedia.org???

  7. Rafaelmarins de morais Says:

    vc disse tudo!!!!!

  8. Rafael Says:

    Felizmente, juno, na Coréia e no Oriente, os padrões de educação são bem rigorosos, pelo que sei.E é verdade.O”sofrimento” de vários estudantes quando fazem uma prova, é muito pequeno comparado ao de uma pessoa que não teve educação e não acha um emprego bom para se sustentar.

  9. Arthur Says:

    Preciso fazer um trabalho sobre a diferença entre os países de 1º e 3º Mundo focado na Globalização

  10. Gilberto Says:

    Nosso país é o mais rico do mundo,está crescendo muito,o desemprego caiu muito,antes o brasileiro só comia feijão com arroz,hoje come do bom e do melhor.O Brasil antes tinha uma divida externa grande para pagar,hoje pagamos a dívida e só emprestamos dinheiro ao FMI. Eu acho que nosso país já é um 1º mundo.Pois o salário imposto pela ONU, no mundo inteiro é de 100 dolares,se voce observar nosso salário já passou 200 dolares.Tudo isso confirma que somos primeiro mundo. Espero que melhorem mais ainda despoluindo os rios como a Coreia,pois temos um ministro do meio ambiente para isso,pois ele não está lá só para esquentar cadeira e ganhar nosso dinheiro,ele está lá para ajudar na conservação do meio ambiente,obrigando a todos a despoluirem e a conservarem nosso rios,que fazem parte de nosso meio ambiente.O ministério da saúde deve entrar ao lado do ministro do meio ambiente também pois despoluindo rios,lagos e mares protegeremos nossa saúde.

  11. Márcia Helena Barreto Demarchi Says:

    BRASIL – 1º MUNDO?

    Gostaria de receber artigos que comprovem que o nosso Brasil está inserido no 1º Mundo.
    Parece difícil sustentar esse argumento, pois um país que possui educação deficitária em todos os pontos, principalmente na questão da violência dentro e fora das escolas, saúde idem, favelas, impostos insustentáveis sem retorno, corrupção em todos os segmentos; programa assistencialista e eleitoreiro, não visando o aperfeiçoamento do indivíduo.
    Isso é 1º Mundo?

  12. Gilberto Says:

    Se nosso país só vai para tras,se não pode um dia ser 1° mundo,para que serve a educação?Se não podemos subir por-que o governo investe na educação?Invasão de terra é para ter onde trabalhar ao invés de roubar.Todos os países podem ter cultivo,e o nosso?Se nosso país não pode ser 1° mundo vamos esquecer estudos,trabalhos,profissões… Vamos passar viver com os traficantes, não é o que vocês querem?

  13. Johnny Clayton Says:

    Sim, somos agora 1º mundo e não admitir as mudanças e o crescimento que o Brasil teve nesses últimos anos é ignorancia, sinto muito em dizer a vocês brasileiros que o Brasil é realmente lindo em aspectos sociais, econômicos e naturais… somos considerados um dos povos mais calorosos e de pulso firme em assembléias políticas internacionais, somos a 8ª maior economia do planeta, inflação 0% e imprestando dinheiro ao FMI, sediaremos os três maiores eventos do planeta em menos de 10 anos, temos uma das 7 maravilhas do mundo moderno, estamos entrando em u novo tempo, quem não quer aceitar isso… lamento, mas é hora de se tornar brasileiros, mas é claro ainda há muito a ser mudado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: